A importância da sinalização para a prevenção de acidentes

A importância da sinalização para a prevenção de acidentes

A Norma Regulamentadora Nº 12, ou NR-12, foi criada em 8 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para regulamentar e garantir a segurança de trabalhadores em máquinas e equipamentos.

No seu tópico 12.12, item 12.12.1 da NR-12 diz que “As máquinas e equipamentos, bem como as instalações em que se encontram, devem possuir sinalização de segurança para advertir os trabalhadores e terceiros sobre os riscos a que estão expostos, as instruções de operação e manutenção e outras informações necessárias para garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores”.

Segundo a norma, compreende-se como sinalização a utilização de cores, símbolos, inscrições, sinais luminosos ou sonoros, entre outras formas de comunicação de mesma eficácia. Nas imagens abaixo, temos alguns exemplos de sinalização:

As formas de sinalização devem seguir algumas regras, portanto é importante saber quais são essas regras para não cometer erros e evitar acidentes. Abaixo, temos algumas regras que devem ser seguidas.

De acordo com a NR-12, as sinalizações devem atender aos seguintes requisitos:

  1. Ficar destacada na máquina ou equipamento;
  2. Ficar em localização claramente visível;
  3. Ser de fácil compreensão;
  4. Ser escritas na Língua Portuguesa (Brasil);
  5. Estar legível;
  6. Indicar claramente o perigo a que se referem.

Exemplo de Sinalização Incorreta x Sinalização Correta:

⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Incorreta ❌⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Correta ✅

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Incorreta ❌⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Correta ✅

⠀⠀⠀⠀⠀

Quais os benefícios de trabalhar em um ambiente bem sinalizado?

A princípio, se analisarmos a Pirâmide de Maslow, onde é definido as cinco categorias das necessidades humanas, observamos que a segurança é um dos fatores mais importantes para o ser humano. Portanto, é de suma importância estar atento a esses itens, pois com certeza farão diferença nos (as) profissionais que atuam no seu ambiente de trabalho.

Do mesmo modo, um ambiente bem sinalizado gera maior confiança e traz segurança para as pessoas. O que poderá trazer um série de benefícios:

  • Evita a ocorrência de acidentes;
  • Delimita áreas ou locais perigosos;
  • Deixa sua empresa em conformidade com a NR-12;
  • Aumenta a produtividade da equipe.

Portanto, não deixe de seguir as dicas sobre sinalização e adeque o seu ambiente de trabalho às exigências da NR-12. Contrate nosso serviço de Adequação à NR-12, fazemos uma visita técnica gratuita!

Deixe uma resposta