Responsabilidade Social Empresarial

Responsabilidade Social Empresarial

O que é responsabilidade social empresarial?

       Uma empresa socialmente responsável é aquela que contribui para a construção de um meio ambiente sustentável e para a formação de uma sociedade mais justa. Seja ela uma organização de pequeno ou grande porte, de capital privado ou estatal, é possível a aplicação da Norma Internacional ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social Empresarial, a fim de instaurar ou redefinir uma nova cultura responsável na empresa.

O que diz a ISO-26000?

     Esta norma define que os impactos gerados pelas empresas devem contribuir para o desenvolvimento sustentável, saúde e bem-estar da sociedade, ou seja, os valores e a missão que as organizações apresentam devem transcender o ambiente laboral.

        Além disso, existem sete temas centrais: direitos humanos, governança organizacional, práticas trabalhistas, meio ambiente, práticas leais de operação, questão dos consumidores e desenvolvimento da comunidade, que devem ser tratados pela empresa, contudo levando em consideração o seus stakeholders para entender a relevância das ações.

A TM Jr., é uma empresa com responsabilidade social?

        Um dos temas centrais trabalhados na TM Jr. é os direitos humanos. Neste aspecto, a TM Jr realiza projetos para grupos socialmente vulneráveis como ocorreu em 2019 no Projeto Creche. Vale destacar, também, a preocupação com o meio ambiente através da redução do impacto ambiental no dia a dia da empresa.

A RSE da TM Jr. e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

     Dentre os 17 objetivos e as 169 metas promovidas pelas nações unidas a fim de transformar a condição de vida das pessoas mais justa e de tornar o planeta sustentável, há aqueles que se enquadram, também, como responsabilidade das empresas. No objetivo 12, por exemplo, no qual há padrões de produção e de consumo sustentáveis, as empresas, de acordo com a meta 12.6, podem adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios.

 

Deixe uma resposta