Entenda por que o conhecimento da Resistência dos Materiais é tão importante na engenharia mecânica

Entenda por que o conhecimento da Resistência dos Materiais é tão importante na engenharia mecânica

No pensamento popular, a engenharia é conhecida por ser uma profissão que exige grande afinidade com números e alto conhecimento no campo das ciências exatas. O estudo sobre a resistência dos matérias não foge dessa linha e constitui um dos principais ramos da engenharia. Para chegar no nível de conhecimento que temos hoje, o estudo do comportamento dos materiais passou por várias mentes, as quais contribuíram ao ponto de, nos tempos atuais, podermos aplicar esse conhecimento nos projetos de engenharia. 

Como tudo começou

A historia da Resistência dos Materiais começou basicamente com Leonardo Da Vinci, que era considerado um dos melhores na área de engenharia e arquitetura na idade média. Leonardo Da Vinci começou sua análise focando no estudo de vigas e com isso fez considerações importantes sobre a resistência dessas. Depois de algum tempo o estudo da resistência dos materiais teve um novo marco com Galileu Galilei que no século XVII, que fez grandes avanços relacionados  à geometria das estruturas com sua resistência. Aliado a isso, a descoberta da compatibilidade da Lei de Hooke com o comportamento dos materiais antes da sua ruptura proporcionou um salto grandioso na compressão da resistência dos materiais, a partir desse ponto a aplicação da Resistência dos Materiais como ciência passou a ser amplamente difundida no meio acadêmico.

Aplicação da Resistência do materiais nos dias atuais

Hoje o estudo da Resistência dos Materiais é prioridade na elaboração de projetos tanto na construção civil quanto nas grandes industrias. Contudo, com o avanço da tecnologia os cálculos analíticos passaram a ser auxiliados por máquinas (super computadores) buscando melhorar a precisão dos cálculos e atualmente grande parte dos projetos são feitos em software de CAD e CAE os quais conseguem simular situações mais complexas que se solucionadas de forma analítica custariam um tempo bastante prologado, utilizando computadores é possível reduzir muito esse tempo e ainda obter um resultado muitas vezes melhor.

Estudo da resistência dos materiais por softwares

Logo, diante das necessidades e demandadas da século XXI a Resistência dos Materiais proporciona mais segurança e confiabilidade ao projeto mecânico. Por isso nunca deixe de buscar prestadores de serviço que sabem da importância da Resistência dos Materiais em um projeto mecânico. E tudo isso você pode encontrar na TM Jr. ! Não perca tempo e solicite seu projeto mecânico com a gente!

 

Deixe uma resposta