Projetos Mecânicos em momentos de crise: a importância de ideias revolucionárias

Projetos Mecânicos em momentos de crise: a importância de ideias revolucionárias

Os projetos mecânicos em momentos de crise como esse que vivemos com o Covid-19, podem ser o caminho necessário para a superação. Para escapar do momento ruim, são necessárias ideias diferentes das quais já existem a fim de traçar um novo caminho.

Definição de Projetos Mecânicos

Primeiramente, é importante saber o que é um projeto mecânico, pode ser definido como todo projeto o qual utiliza conceito da engenharia mecânica a ser desenvolvido (isto é, princípios científicos e informações técnicas da mesma, podendo unir cinemática, estática, mecânica dos materiais, termodinâmica e outras áreas do conhecimento). Pode-se considerar o primeiro passo a se fazer após ter uma ideia para criação de algo, por exemplo, um equipamento ou uma máquina, desde uma peça até uma linha de processo inteira. De maneira embasada e segura por meio de normas, cálculos, seleções e dimensionamentos, busca uma solução para uma demanda ou atividade.

O projeto mecânico permite não apenas o desenvolvimento de produtos, mas também a compreensão de como funcionam as máquinas e equipamentos, pois proporciona uma análise de cada peça e, assim, é possível uma concepção de como ocorre a execução do processo da máquina ou equipamento. Na atualidade, costumam ser feitos através de softwares de CAD, como SolidWorks e AutoCAD.

Características de um projeto mecânico

Os projetos mecânicos têm como característica serem um documento o qual possibilita o entendimento de como se construirá uma máquina além do seu funcionamento, ou seja, desenhos técnicos que contém um detalhamento suficiente para que um engenheiro ou um profissional especializado na área de mecânica consiga desenvolver a ideia inicial.

Toda essa documentação precisa ser bem detalhada para execução correta, por exemplo, o desenho técnico necessita ter as medidas (cotagem), materiais utilizados, detalhamento de cada peça e, se possível, o desenho em 3D para facilitar a compreensão do produto final.

Como Projetos Mecânicos auxiliam em Momentos de Crise

Com um entendimento do que é um projeto mecânico, é necessário posteriormente compreender como ele colabora em momentos de crise e, com a finalidade de explicar isso, podemos citar como exemplo os respiradores artificiais na crise atual.

Os respiradores são equipamentos necessários durante a pandemia de Covid-19 por causa da síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), causada pelo vírus, a qual atinge em torno de 5% dos pacientes diagnosticados. Em virtude disso, o respirador faz-se fundamental, como dito por um especialista do hospital Vall d’Hebron, em Barcelona:

“Em condições normais, respiramos porque nosso diafragma se contrai e deixamos entrar o ar em nossos pulmões. Mas, quando há inflamação, esse processo que, em condições normais usa muito pouca energia, torna-se muito mais difícil para o paciente e pode acabar esgotando-o.”

“Então, o que o respirador faz é empurrar o ar para dentro do paciente e também fornecer a ele não apenas ar, mas até 100% de oxigênio, ou seja, muito mais oxigênio do que respiramos normalmente.”

Como funciona o respirador

Os respiradores artificiais são dispositivos utilizados quando, por algum motivo, o paciente apresenta dificuldade respiratória, por exemplo, em casos de SDRA onde ocorre uma inflamação excessiva nos pulmões, atrapalhando esse processo natural de respiração. Ou seja, a função dos aparelhos respiradores é tornar capaz a chegada de oxigênio ao sangue. 

Esses dispositivos agem de duas formas, seja fornecendo mais oxigênio para o paciente do que o disponível no ambiente em volta, bem como trabalhando similarmente a uma bomba a qual fornece a força necessária, superando o impedimento da passagem do oxigênio pela resistência da membrana.

Os projetos Mecânicos em momentos de Crise na prática

Os respiradores são equipamentos essenciais para dias comuns, contudo, durante a pandemia, tornou-se um equipamento com uma exigência ainda maior por causa dos motivos citados anteriormente. Com esse aumento de demanda, muitos países necessitam adquirir mais respiradores. O Brasil, por exemplo, possui em torno 66 mil aparelhos, mas para uma população de 210 milhões de pessoas é um número extremamente baixo.

O custo de um aparelho como esse pode ser mais de 30 mil reais e, com a demanda de vários países que também precisam do aparelho, foi desenvolvida uma corrida competitiva para aquisição. Pensando nisso, algumas universidades começaram a desenvolver projetos mecânicos de respiradores, como por exemplo, a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

A Universidade, desde o início da pandemia, realizou mais de 100 projetos visando auxiliar a crise nos mais diversos setores como produção de itens de higiene,  equipamentos de segurança, desenvolvimento de aparelhos e campanhas informativas. O respirador desenvolvido por eles custa em torno de 700 reais e foi realizado junto com instituições sem fins lucrativos. O professor Hermes Irineu, em entrevista ao G1 disponível aqui, explica o funcionamento do projeto:

“Quando você pressiona manualmente, ele faz uma espécie de abre e fecha, e posiciona o oxigênio. O que o nosso equipamento faz? Ele tem duas pás construídas, que fazem a pressão no equipamento. Ele pressiona o equipamento automaticamente, de uma maneira que dispensa a ajuda de pessoas.”

Esse projeto mostra um exemplo de como um projeto mecânico pode criar um impacto na sociedade, salvando diversas vidas num momento como esse. A importância de transformar uma ideia em um projeto pode ser o diferencial em momentos de crise, tanto atuais quanto futuras.

Benefícios de um Projeto Mecânicos

O desenvolvimento de projetos mecânicos é um grande responsável pelo avanço da indústria e aumento da produtividade. Aliados com a automação dos processos, foi o que possibilitou muitas empresas a conseguirem ampliar a sua zona de atuação e começar a produzir em grande escala. Porém, consequentemente, não apenas isso, mas também houve benefícios a todas as áreas da sociedade, sejam elas a medicina (como já foi citado), as universidades e centros de pesquisas em todas as ciências e inclusive a arte (haja vista os meios tecnológicos, como as impressoras 3D, os quais existem devido ao conhecimento anterior e invenções surgidas).

O projeto mecânico possibilita o entendimento da execução e do funcionamento de diversos componentes mecânicos. Sem isso não seria possível estarem presentes a maioria dos aparelhos e instrumentos existentes no dia a dia das pessoas. É acreditar no potencial do desenvolvimento de um projeto mecânico em facilitar a vida e o trabalho humano que a TM Jr. se coloca aberta e disposta na realização desse serviço, comprando junto com os nossos clientes as ideias mais fabulosas, podendo, então, realizar os sonhos dos mesmos. Afinal, não existe limite na criatividade para a realização de um projeto mecânico. 

 

Deixe uma resposta