17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Entenda como a TM Jr. Impacta no Desenvolvimento Sustentável

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Entenda como a TM Jr. Impacta no Desenvolvimento Sustentável

O que o número 17 representa para você? Para algumas pessoas nada além de um número, para outras pode ter diversos tipos de significados, mas para nós, esse número representa 17 objetivos diferentes, objetivos esses que tem como meta tornar o nosso planeta um lugar melhor.

No ano 2000, 191 nações firmaram um compromisso para acabar com a extrema pobreza e com outros problemas sociais o que acabou levando aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), 8 objetivos a serem alcançados até o ano de 2015. Após esse período, no ano de 2015 essas nações tiveram a oportunidade de adotar uma nova agenda de objetivos para 2030, dessa forma inspirada nos objetivos surgiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com a intensão que suas ações acabem com a pobreza, promovam a prosperidade e bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

Ao todo foram traçadas 17 ODS, divididas em 3 pilares, social, econômico e ambiental. 

objetivos de desenvolvimento sustentável

Mas o que isso tem haver com a TM Jr.?

Em 2018, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) juntamente com outros 3 grupos de liderança jovem assinaram o painel da ONU como um compromisso dos jovens com as ODS. No MEJ, nossas metas estão diretamente ligadas aos 17 objetivos estabelecidos pela ONU, para que além de um país mais empreendedor possamos ter um país menos desigual e mais sustentável. Essa ligação forte entre o MEJ e as ODS’s se materializou através da meta de Projetos de Impacto, que são aqueles que além de suprir pontos de satisfação do cliente, também esteja diretamente relacionado a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Essa meta por ser aderida pela Confederação Brasileira das Empresas Juniores (Brasil Jr.), também se enquadra na TM Jr. que a partir disso tenta em seus projetos está abarcando o impacto nas ODS.

Como a Engenharia Mecânica pode garantir o Desenvolvimento Sustentável? 

No âmbito da engenharia mecânica, muitas das ODS podem estar relacionadas, através de projetos mecânicos, adequação a normas, planejamento de climatização e manutenção, podemos trazer diversos modelos diferentes de soluções que impactam diretamente nas ODS, podendo, por exemplo, reduzir impactos ambientais com alguma máquina de reaproveitamento de resíduos, melhorar condições de trabalho das pessoas através da adequação as normas de segurança do trabalho, trazer inovação para indústrias com desenvolvimento de novos produtos, benefícios para saúde e bem estar das pessoas com uma boa climatização, entre muitas outras possibilidades.

Um dos serviços realizados pela TM Jr. em 2019 constou na elaboração de laudo técnico de adequação de maquinas a NR 12, norma que garante a segurança dos operados de maquinas, e continua a realizar com excelência, esse serviço impacta diretamente a ODS de numero 8, Emprego Digno e Crescimento Econômico.  

Hoje na TM Jr. lutamos para realizar o sonho dos nossos clientes, tornando o Brasil mais empreendedor e agora, como os 17 ODS, contribuindo para que possamos ter um planeta menos desigual e mais sustentável ao mesmo tempo que estamos nos desenvolvendo e percebendo a importância desse número para nós.

Quer conhecer mais sobre nós? Clique aqui e conheça sobre a empresa e clique aqui para conhecer o Movimento Empresa Júnior

 

Deixe uma resposta