O PMOC na redução de custos e na adequação ao “novo normal” para academias

O PMOC na redução de custos e na adequação ao “novo normal” para academias

Após 6 meses de um cenário de pandemia, diversos estados vêm flexibilizando as atividades e a academia tem sido uma delas. Para que o acesso as academias ofereçam o mínimo de riscos possíveis, cuidados têm sido exigidos pelos órgãos de saúde e governos, dentre eles, a obtenção de um plano de manutenção para os aparelhos de ar condicionados. Nesse post será abordado, o que é o PMOC, a importância desse plano de manutenção para as academias, e o por que este auxilia na redução de custos e na adequação ao novo normal destes ambientes.

O que é PMOC?

A princípio, é previsto pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria N° 3.523, o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) é um plano de manutenção focado em sistemas de climatização. Essa portaria sofreu atualização em 04 de janeiro de 2018, através da Lei N° 13.589, exigindo adequação às especificações regulamentadas pela Anvisa, quanto a qualidade do ar dos espaços de uso restrito e edifícios de uso público e coletivo climatizados artificialmente, buscando assim eliminar ou minimizar os riscos potenciais à saúde dos ocupantes desses ambientes. O não cumprimento desta lei pode gerar multas entre R$ 2 mil a R$ 75 mil.

Por que as academias precisam de um PMOC?

As academias são ambientes fechados e de uso coletivo, que quando não possuem uma renovação do ar e o conforto térmico natural suficiente no ambiente, são climatizadas para obter esses recursos. Desta forma, se faz necessária a criação de um PMOC para certificar a manutenção periódica desses aparelhos, visando a limpeza de componentes, como filtro e dutos, garantindo assim um bom funcionamento do sistema e resguardando a saúde dos ocupantes.

O PMOC pode ser um aliado na redução de custos para academias

Vários são os custos para o funcionamento de uma academia, e um sistema de climatização mal dimensionado, sem uma manutenção assertiva, pode potencializar esses custos. Assim, com o PMOC as manutenções corretivas são reduzidas, evitando gastos não previstos, e o consumo energético reduzido, como exemplo, o engenheiro Leonardo Moraes Ferreira, gerente de manutenção da Newset ao blog engenharia e arquitetura, apresenta um resultado de diminuição de 20% do consumo energético em um edifício, através de um sistema de climatização e um PMOC assertivo para o local. Esses dados corroboram a eficácia desse plano para obter economias significativas, e como um grande direcionador para realocação de recursos.

O PMOC na adequação ao “novo normal” para academias

O protocolo disponível no site Folha de Pernambuco e no guia de Procedimentos de Reabertura de Academias do CREF13/BA, aborda medidas para adequação das academias, uma delas é a importância da limpeza e manutenção contínua dos aparelhos condicionadores presentes nesses ambientes. O PMOC auxilia nessa medida, oferecendo um calendário de atividades de manutenção a serem realizadas, promovendo assim um maior controle dos ricos de contaminação.

Considerações finais

Em síntese, a implementação do PMOC promove diversos benefícios, tais como: aumento da vida útil do aparelho; economia de energia; melhoria da qualidade do ar; entre outros, tendo importância para assegurar a saúde dos usuários de academias, bem como, auxiliar o gestor na redução de custos, em um cenário que o financeiro tem sido prejudicado. Afinal, se você deseja adequar a sua academia, e obter os benefícios que o PMOC promove, a TM oferece o serviço completo da avaliação mecânica, seguindo todos os preceitos da Lei N° 13.589. Quer se aprofundar no assunto e entender mais sobre os benefícios do PMOC acesse e baixe o nosso ebook “PMOC: O guia completo”. Para demais dúvidas, entre em contato conosco clicando em Contato ou acesse as nossas redes sociais.

Autoria de: Franciely Teixeira

 

Deixe uma resposta