NR-32 e Climatização em ambientes comerciais

NR-32 e Climatização em ambientes comerciais

Lutando na linha de frente no combate à pandemia, os profissionais da saúde, constantemente, são tema de notícia por diversos motivos, principalmente pelas condições de trabalho que estão sendo expostas para lutar contra o vírus. Mas, não é de hoje que se fala sobre a segurança dos médicos e profissionais da área da saúde para que eles possam desempenhar suas funções.

Publicada em 11 de novembro de 2005, a NR-32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, assim como dos trabalhadores que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Oriunda de discussões que surgiram no final da década de 70, a Norma busca atender às demandas da sociedade brasileira contemplando aspectos nos mais diversos campos relacionados ao bem-estar dos profissionais, tais como: Exposição à radiações ionizantes, riscos químicos e biológicos, materiais perfurocortantes, condição de conforto por ocasião das refeições, lavanderias, serviços de limpeza e conservação, manutenção das máquinas e equipamentos, além das condições ambientais como níveis de ruído, ergonomia, iluminação e conforto térmico.

Dessa maneira, a promoção dessas condições para os trabalhadores se tornou uma obrigação não só dos hospitais, como também, das instalações comerciais relacionadas à área, pois a Norma aplica-se às instituições destinadas à prestação de assistência à saúde da população assim como pesquisa e ensino em qualquer nível de complexidade.

Nesse contexto, os estabelecimentos passaram a tomar medidas para combater esses riscos, principalmente a contaminação biológica e o desconforto térmico, que são potencializados pelo nosso clima tropical. Os ambientes de saúde tornaram-se sinônimo de frio e limpeza. Mas, será que os ares-condicionados em excesso realmente garantem a proteção e o conforto térmico adequado? A resposta dessa pergunta vem a partir de um maior conhecimento sobre a área de climatização.

O que é um projeto de climatização?

É um projeto que busca contemplar as necessidades do cliente garantindo o funcionamento adequado dos equipamentos, resultando em um ambiente seguro e confortável termicamente.

Etapas do projeto

A sua realização começa a partir do momento que o cliente procura um profissional ou empresa qualificada para realizar o projeto, e então são levantados os dados preliminares necessários para a realização do mesmo, tais como: quantidade de pessoas no recinto, orientação geográfica, quantidade de equipamentos elétricos e eletrônicos, entre outros que possam auxiliar o profissional no cálculo da carga térmica.

Realizado o cálculo da carga térmica, é escolhido o sistema de refrigeração mais adequado às necessidades do cliente, podendo ser do tipo VRF ou Rooftop, e assim promovendo a distribuição do ar através de sistemas de dutos ou outro tipo de aparelho que seja mais adequado às necessidades do cliente. Pode-se ainda optar pela utilização de sistemas de ventilação e exaustão para promover a circulação de ar em ambientes confinados.

Após a escolha dos equipamentos, são calculados os preços dos mesmos e os custos para a realização da instalação, sendo entregues em um relatório com todo o passo a passo do projeto.

Realizar um projeto de maneira adequada é uma das formas de gerar economia para o negócio, pois o dimensionamento adequado dos equipamentos evita o consumo de energia exagerado, além da compra de equipamentos mais potentes sem necessidade. Além disso, um ambiente com melhor conforto térmico aumenta a produtividade dos funcionários, torna-se mais atrativo para os clientes, reduz os riscos de contaminação e diminui os custos com manutenção dos equipamentos, especialmente, quando feito em conjunto com o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle).

A busca para atender os aspectos legais e promover melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde aumentou significativamente a importância dos projetos de refrigeração nesse setor, sendo assim, é preciso conhecer mais sobre o tema e procurar o auxílio de profissionais e empresas especializadas. A TM Jr. trabalha há mais de dez anos na área e pode te ajudar com isso! Então não perca tempo, entre agora mesmo em contato conosco e tire já as suas dúvidas!

Deixe uma resposta