O Movimento Empresa Júnior tem como propósito a busca por um Brasil Empreendedor. Trabalhamos todos os dias para formar pessoas comprometidas e capazes de transformar o Brasil por meio da realização de mais e melhores projetos. O Movimento surgiu em 1967 na França e veio para o Brasil em 1998.

Mapa Movimento Empresa Júnior
Competências empreendedoras desenvolvidas
linha do tempo do Movimento Empresa Júnior e TM Jr.
  •    O Movimento Empresa Júnior (MEJ) iniciou-se em 1967 na França, logo, foi difundido e então se criou a Confederação Nacional das Empresas Juniores em 1969.

  •    Na década de 80, consolidou-se e começou a se difundir nos EUA e Brasil. Em 1986, havia 15.000 estudantes envolvidos, 3.000 estudos realizados e um faturamento anual da ordem de 40 milhões de francos. Então, as atividades das empresas, depois de alguns anos, atingiram um crescimento de 50% ao ano, assim sendo um resultado extraordinário.

  •    Trazidos para o Brasil, em 1988, pela Câmara de Comércio e Indústria Franco-Brasileira. No Brasil, em sete anos, surgiram 100 empresas, enquanto na França, país de origem, foram 19 anos para atingir esse patamar.

  •    Fundada em 2007 por alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a TM Jr. é uma associação civil sem fins lucrativos, voltada para a realização de projetos de qualidade a baixo custo e supervisionada por professores.

Em 2017, o MEJ completou 29 anos no Brasil. Constituído com mais de 11.000 universitários espalhados, realizando mais de 3.725 projetos por ano. Números maiores que os da Europa, onde nasceu o Movimento e que conta com menos de 200 empresas juniores – números que comprovam a aceitação do MEJ no Brasil portanto.

INSTÂNCIAS REPRESENTATIVAS

Maior instância que representa o Movimento Empresa Junior em nível nacional, tem como objetivo representar e potencializar o movimento.

Instância representativa do estado da Bahia, tem como objetivo promover a união entre as empresas do estado e ajuda-las a se desenvolverem.

Instância representativa de Salvador, tem como objetivo fortalecer o movimento de maneira similar a instância estadual, mas de maneira mais próxima.