Saiba mais sobre a Manutenção Preventiva e como ela pode te ajudar a economizar dinheiro

Saiba mais sobre a Manutenção Preventiva e como ela pode te ajudar a economizar dinheiro

Atualmente, é evidente a busca cada vez maior pela redução de custo nas empresas. Porém, para o sucesso dessa prática é imprescindível que se tenha um bom planejamento das suas máquinas e equipamentos. Pensando isso, os avanços da Engenharia de Manutenção trouxeram para o mercado uma alternativa viável e mais inteligente de gerir equipamentos, trata-se da Manutenção Preventiva.

Este tipo de manutenção está prevista na NBR 5462, e refere-se as atividades ligadas a prevenção de falhas, panes e quebra do equipamento. Tudo isso feito de forma prévia, garantindo assim que a operação e o funcionamento das máquinas são sejam interrompidos.

Embora seja uma prática comum em boa parte dos locais, ignorar a necessidade de um planejamento de manutenção é um erro que pode comprometer a produtividade da empresa e também a segurança dos seus funcionários. Além disso, traz gastos desnecessários com peças de reposição e também a depreciação do patrimônio. Com um plano de manutenções preventivas bem definido, você terá a garantia do bom funcionamento das suas máquinas e também um aumento da sua vida útil.

Em um primeiro momento, a Manutenção Preventiva pode parecer um pouco mais cara. Porém, seus ganhos e benefícios à médio e longo prazo são ótimos. Especialistas da área afirmam que os gastos com as manutenções preventivas tendem a ser menores quando comparado as intervenções corretivas. “Isso é muito simples de entender. O que é mais em conta: inspecionar e trocar alguns itens desgastados de um equipamento enquanto ainda está funcionando ou buscar a causa de um problema e solucioná-la em caso de quebra repentina? ”, afirma Thiago Richard Morato Caetano, engenheiro e Supervisor Técnico da Mitsubishi Electric. Além disso, as estatísticas comprovam que empresas que investem em manutenção preventiva têm resultados financeiros melhores em tempo de disponibilidade, maior tempo médio entre falhas, e, consequentemente, maior produtividade.

Programação de Manutenção

Portanto, não cometa o erro de ignorar a necessidade de um Plano de Manutenção para suas máquinas, entre em contato com TM Jr. e faremos isso por você! Procure quem sabe do assunto e é especialista no assunto, procure a TM Jr. e solicite ja seu orçamento gratuitamente!

Solicite seu orçamento aqui

 

Deixe uma resposta