Ar-condicionado: a importância da sua manutenção.

Ar-condicionado: a importância da sua manutenção.

          O ar condicionado, desde a sua criação nos Estados Unidos em 1902 por Willis Carrier até os dias atuais, mostrou-se um equipamento de muita utilidade para todos. Por isso, a cada dia que passa, está popularizando-se mais. Um fator determinante foi o aumento de temperatura do planeta, fazendo com que o ar condicionado, antes um artigo de luxo, se torne uma necessidade para o dia a dia de muitas pessoas.

Pesquisa de dados sobre manutenção do ar condicionado

        Para comprovar esse crescimento, a BRSIA, uma empresa pesquisadora e consultoria situada no Reino Unido, realizou uma pesquisa em novembro de 2019 em relação ao faturamento do mercado de ar condicionado, assim, revelando números impressionantes: até o fim de 2019, haveria um faturamento total de US$ 115,8 bilhões, o que representa um aumento de 4% em relação ao ano de 2018. A pesquisa realizada levou em consideração dados de 4 regiões com 21 países ao total.

       Na região da América, foram considerados os seguintes países: Argentina, Brasil, Estados Unidos e México. Se isolados em relação ao ano passado, houve em média um aumento de 5% no seu faturamento. Entre os países que mais se destacaram da América, temos o Brasil e os EUA, os quais tiveram crescimento de 7% e 6% respectivamente. Esse último representa o maior mercado, destacando-se pelo aumento de aparelhos residenciais, enquanto o número de uso não residencial não teve tanta demanda.

     Outra pesquisa realizada pela ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) estima que, no Brasil, haverá um aumento de faturamento de ares-condicionados do modelo split em torno de 15% em relação a 2019, como pode ser observado no gráfico adaptado da pesquisa abaixo:

Segmento de ar condicionado residencial

       Com essas estimativas de crescimento no número de ar-condicionado, é preciso ter alguns cuidados com a manutenção do aparelho. Para a operação do ar condicionado ocorrer maneira esperada, garantindo o bem-estar de quem o utiliza e seu desempenho como esperado. Para que ocorra a manutenção nos períodos no qual é necessário para o aparelho, é preciso de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC).

O PMOC é um conjunto de documentos faz o registro dos aparelhos e determina a periodicidade de manutenção e limpeza de cada peça de que isso necessite.

Importância da realização da manutenção do ar condicionado

       O PMOC é obrigatório para em ambientes nos quais haja mais que 60000 BTU, mas ambientes que tenham menos disso também podem optar pela realização por trazer diversos benefícios. O filtro do ar condicionado, por exemplo, é responsável por garantir a qualidade do ar, ou seja, filtra-o evitando a passagem de fungos, bactérias, ácaros e outros microrganismos. Caso a limpeza não seja efetuada no período correto, o bem-estar de quem usa pode ser prejudicado.

      Outro fator auxiliado no plano de manutenção é no viés econômico. Apesar da necessidade de gastos com a manutenção, haverá economia no consumo de energia, porque haverá maior eficiência energética do aparelho sem possíveis falhas causadas pelo tempo ou sobrecarga de energia consumida. Além disso, a vida útil do aparelho tende a aumentar com manutenções no tempo correto, não sendo necessário adquirir um novo.

Conclusão

       O serviço de PMOC é muito importante para o ar-condicionado a fim de um menor gasto financeiro, mas, principalmente, para garantir a saúde e o bem-estar de quem utiliza o aparelho. Se interessou pelo serviço? Solicite já seu orçamento! Estamos dispostos a te ajudar, garantimos um serviço de excelência e com um preço muito abaixo do de mercado.

Ficou dúvidas sobre o assunto? Tem alguma sugestão sobre o tema? Deixe seu comentário abaixo que vamos responder o mais rápido possível!

 

Deixe uma resposta