Conforto Térmico: Entenda a que se refere e como pode influenciar na sua vida!

Conforto Térmico: Entenda a que se refere e como pode influenciar na sua vida!

Você já entrou numa sala com ar-condicionado e sentiu que a temperatura estava muito baixa, enquanto as pessoas ao seu redor se sentiam confortáveis? Ou mesmo o contrário? Todos ao redor estavam batendo os dentes e você estava experimentando apenas uma leve brisa? Aliás, o que faz com que a você se torne termicamente confortável com o ambiente é justamente o conforto térmico. É um estado em que o corpo está em equilíbrio com o meio que o cerca, mas não utilizando a energia do corpo para essa estabilização.  

De acordo com a American Society of Heating, Refrigeration and Air Conditioning Engineers, “conforto térmico é o estado da mente que expressa satisfação do homem com o ambiente térmico que o circunda”. Ou seja, significa dizer que o ambiente está agradável.

Para proporcioná-lo em um ambiente, então, é preciso levar em conta vários fatores, tais como: a quantidade de pessoas que transitam no local, a quantidade e posição das janelas, o tipo de material utilizado nas paredes e nas janelas, e até mesmo se o local onde se realizará o conforto térmico se localiza entre andares.

Para o desenvolvimento de uma simulação de conforto térmico, a norma determina o uso do PMV (Predicted Mean Vote, ou Voto Médio Estimado). Considera-se o valor médio de um grupo de pessoas em um determinado ambiente para a determinação do fator de conforto térmico, levando em consideração uma escala de 7 sensações térmicas. Ela vai de -3 a +3, sendo:

Escala de sensações térmicas.

Por fim, objetivo de uma simulação de conforto é manter os ambientes internos dentro do nível de conforto entre -0.5 e +0.5. 

Na TM Jr., a fim de oferecer um maior conforto térmico para o ambiente requisitado pelos nossos clientes, realizamos diversas saídas. São elas: Cálculo de carga térmica​, Dimensionamento de sistemas de refrigeração, Modelagem CAD 2D. Dessa forma, satisfazendo o cliente, otimizando o sistema e obtendo maior rendimento.

 

Deixe uma resposta