Eficiência Energética: Importante pro Planeta e para sua Economia

Eficiência Energética: Importante pro Planeta e para sua Economia

  A geração da energia elétrica gera impactos em praticamente todas as suas etapas. Durante a construção da matriz energética, como uma hidrelétrica, os impactos estão presentes na construção (alagamento para formação do lago, causando desmatamento e emissão de metano), geração de energia (mudança da rota de migração de peixes) e transmissão (desmatamento e construção da torre, já que algumas desnorteiam os pássaros e alteram suas rotas de migração). Portanto, tendo em vista que os impactos são diversos, estando sempre presentes, independente da forma como a energia é gerada, a eficiência energética surgiu com o conceito do uso sustentável/eficiente da energia para que não haja a necessidade de aumentar a capacidade de geração de energia desnecessariamente.

O que é

       Mas o que é eficiência energética? “Eficiência Energética quer dizer: a habilidade de se realizar o mesmo ou até mais com uma quantidade menor de recursos energéticos[…]”. Em outras palavras, utilizar a energia de forma mais eficiente.

Analisando na prática

      Colocando a eficiência energética na prática, temos por exemplo: A evolução da tecnologia permite que equipamentos mais novos operem com mais eficiência e menos consumo de energia que equipamentos antigos com a mesma funcionalidade.

       Dentro desse mesmo exemplo, podemos especificar para os ares condicionado, um dos maiores vilões no aumento de energia em ambientes comerciais e residenciais. A utilização de sistemas/equipamentos de ar condicionado que operam a mais de 10 anos pode não ser benéfica tanto para o uso sustentável da energia, quanto para a conta de “luz” do consumidor. Esses sistemas/equipamentos consomem muita energia elétrica para refrigerar o ambiente.

Como impedir esse gasto excessivo

    Sendo assim, para aumentar a eficiência energética no exemplo citado acima, é fundamental a realização de um Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC). Esse plano vai consistir na elaboração de um plano de manutenção dos aparelhos de ares condicionados, visando o melhor funcionamento destes. Dessa forma, o consumo de energia diminuirá durante o tempo, aplicando a falada “eficiência energética”.

     Outro ponto importante a ser pensado para a utilização dos aparelhos de ares condicionados é seu dimensionamento correto. Ou seja, é necessário realizar o Conforto térmico com uma empresa especializada, em que ela fará o dimensionamento dos aparelhos, sem que eles sejam nem superdimensionados, nem subdimensionados, para que assim a energia seja utilizada da forma mais eficiente possível.

      Portanto, visando contribuir com uma maior eficiência no consumo de energia, é necessário que os aparelhos estejam em um ótimo estado de funcionamento e sejam utilizados da melhor forma possível. Neste âmbito, o ideal é que esses aparelhos tenham um Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC), como foi dito anteriormente. Assim, além de ajudar a melhorar a eficiência energética, terá um impacto direto sobre as ODS que mencionamos em nossos artigos anteriores. Você pode ta relembrando o que foi dito clicando aqui.

Solicite agora o orçamento sua PMOC e garanta a eficiência energética de seus aparelhos de ar condicionado! Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de tudo que se passa no mercado da engenharia!   

 

Deixe uma resposta