Como uma máquina personalizada pode otimizar sua produção?

Como uma máquina personalizada pode otimizar sua produção?

Projetos mecânicos no geral, acompanham a sociedade durante toda sua trajetória, sejam estes para otimizar o aproveitamento na agricultura, desenvolver ou melhorar armamentos para defender um grupo de pessoas. Com desenvolvimento da tecnologia, as máquinas vêm ganhando características que as tornam melhores que outras para casos específicos, muitas das vezes, as variações surgem com a personalização por meio de um projeto mecânico.

Então surge a dúvida, de que forma uma máquina personalizada pode otimizar nosso processo de produção? Utilizaremos como objeto de estudo uma máquina que pinta estampas em camisas, conhecida como carrossel serigráfico (que inclusive já foi um projeto desenvolvido pela TM Jr.).

Como funciona um carrossel serigráfico? No modo convencional, o carrossel deve conter placas rígidas (berços) que deverão estar dispostas circularmente; essas placas têm como função acomodar as camisas que serão pressionadas por um cabeçote de impressão, que terá um formato de uma caixa, com a parte superior aberta para acomodar a tinta e o molde da estampa. Além desses, temos os Flash Cures, que são aquecedores com a função de secar a tinta na camisa rapidamente para que esta possa estar preparada para o armazenamento ou adição de outra estampa.

As placas estarão conectadas a um centro em comum, que poderá ser rotacionado promovendo o deslocamento das camisas. Já o cabeçote de impressão não poderá fazer o movimento de rotação, mas precisa ser suspenso quando necessário. Serão necessários dois operadores, um que irá adicionar a camisa ao carrossel e outro que vai retirá-la após tingida; dessa forma a máquina terá um maior aproveitamento.

Modelagem 3D de carrosel serigráfico desenvolvido pela TM Jr.

Sabendo como funciona a máquina, de que forma podemos personalizá-la, para que otimize nossa fabricação? Um bom exemplo é a adição de berços, que aumenta o número de cabeçotes de impressão, podendo estampar um camisa de várias formas diferentes. A modificação pode ser feita também na disposição dos cabeçotes, configurando de forma que 4 ou mais operadores possam trabalhar, dobrando a produção e sendo versátil no que está sendo fabricado, podendo assim gerar uma camisa com duas impressões, e outra com uma ou duas camisas com uma estampa, por exemplo.

A mudança de peças ou sistemas pode trazer benefícios para a produtividade e também financeiramente, alterando o sistema de rotação e elevação dos cabeçotes, que gera uma velocidade maior para a movimentação das camisas e também pode reduzir possíveis custos de manutenção. A automação da máquina utilizando softwares e sensores, trará mais segurança à máquina e seus operantes, além de facilitar o manuseio.

Ficou bem exemplificado como a personalização de uma máquina por meio de um projeto mecânico, pode trazer inúmeros benefícios, desde financeiros até o conforto dos operadores. Mas sabe o que é melhor? A TM Jr. realiza esse tipo serviço e você pode estar otimizando sua produção a partir de agora! Não perca tempo, e venha tornar a sua máquina personalizada conosco! Solicite agora mesmo o seu orçamento GRATUITO!

.

.

.

Autoria de: Ronald Lefundes

Deixe uma resposta