Como tirar sua ideia do papel em apenas 4 passos!

Como tirar sua ideia do papel em apenas 4 passos!

Festivo, solidário e amigável, o povo brasileiro é visto como um dos mais receptivos do mundo, que em conjunto com as belezas naturais do país faz com que o mesmo seja um dos destinos mais atraentes para visitantes internacionais.

Conhecido mundialmente como país do samba e do futebol, o território tupiniquim poderia, também, ser facilmente chamado de terra do empreendedorismo, não só por transbordar inovação mas também pelo aumento considerável do número de empreendedores no país. Segundo o Sebrae, em uma pesquisa realizada em 2020, cerca de 25% da população adulta brasileira estava envolvida na abertura de um novo negócio ou em um com menos de 3,5 anos.

Nessas condições, apesar de ainda não estar plenamente consolidada, a atividade empreendedora se apresenta forte no Brasil, fazendo com que o país ocupe posições de destaque em rankings internacionais, tendo a 4ª maior taxa de empreendedorismo total, superando inclusive a Alemanha e os Estados Unidos, além de possuir uma taxa de empreendedorismo em potencial de 30,2%, o que representa uma possibilidade de desenvolvimento ainda maior para o setor nos próximos anos.

Apesar de todo esse cenário otimista, muitas pessoas ainda encontram dificuldades para empreender, seja por falta de conhecimento, dinheiro, medo ou simplesmente por não saber como executar a sua ideia. O fato é que ainda existem milhares de empreendedores em potencial com boas ideias esperando para sair do papel. Assim, buscando ajudar os futuros empreendedores a realizarem seus sonhos, a TM  Jr. utiliza uma metodologia de quatro passos para tirar a sua ideia do papel e colocá-la em prática.

  1. Buscamos entender qual a sua ideia e como ela se relaciona com o contexto em que está inserida, ou seja, como ela resolve um determinado problema daquele meio. Analisamos também se a ideia é um produto ou serviço e quais seriam os recursos necessários para a sua realização.
  2. Caso seja um produto, utilizamos softwares de modelagem para elaborar um protótipo, levando em consideração as solicitações feitas pelo cliente, os requisitos estruturais, as condições de operação, os processos construtivos e os aspectos de segurança. Além disso, existe ainda a possibilidade da impressão 3D de um modelo físico para melhor visualização do protótipo. Tratando-se de um serviço, existem outros aspectos a serem levados em consideração como: o público a quem será destinado, o nível de especificidade, a mão de obra, os riscos e a existência de regulamentação por parte de algum órgão ou instituição.
  3. Por meio da análise de viabilidade técnica e econômica, verificamos se a implementação do produto ou serviço é viável do ponto de vista técnico, ou seja, se existem empresas ou mão de obra qualificada para a construção do produto ou realização do serviço; e do ponto de vista financeiro, analisando se o custo para implantação da ideia é menor que o retorno financeiro, e se não existem alternativas tradicionais no mercado que sejam mais baratas que a implementação da mesma.
  4. O último passo consiste na apresentação do resultado da análise de viabilidade técnica e econômica para o cliente, onde caso o projeto seja viável, é sugerido para o cliente a sua realização. Caso não seja, são indicadas as causas que fazem com que o projeto se torne inviável, de maneira que o cliente pode optar por tentar resolver o problema ou não levar a ideia adiante.

Acabamos de ver que desenvolver uma ideia não é tão complicado quanto parece, mas vimos também que a realização desses passos não garante que todas as ideias sejam viáveis. Por isso, nós da TM Jr., empresa júnior de engenharia mecânica da UFBA, com mais de 14 anos de experiência na realização de projetos, estamos aqui para te ajudar a estruturar a sua ideia de maneira que ela possa ser implementada com sucesso. Seu projeto será desenvolvido com máximo de detalhamento possível, possibilitando a manufatura, patente e lançamento do mesmo! Não perca tempo, e solicite agora mesmo o seu orçamento GRATUITO!

Autoria de: Marcus Figueiredo

Deixe uma resposta