Climatização como recurso para o conforto no lar durante a pandemia

Climatização como recurso para o conforto no lar durante a pandemia

O contexto pandêmico mudou rotinas e hábitos. As aulas, o trabalho, a academia e também o cinema ganharam um novo espaço, a nossa casa. As adaptações foram necessárias, para o novo normal em diversos aspectos. Mas, o que fazer quando calor do verão, toma nossa atenção, afeta a concentração e produtividade em momentos de estudo e/ou trabalho, impede de assistir um filme em família e o bom e velho ventilador não dá conta de nos oferecer o conforto necessário?! A climatização pode ser uma boa saída, por isso, nesse post você irá entender o que é climatização, seus benefícios e cuidados para garantir o conforto na sua casa durante a pandemia.

O que é climatização?

A climatização é definida como um conjunto de meios técnicos utilizados para criar e/ou manter o conforto térmico em ambientes fechados, proporcionando bem-estar aos ocupantes desses ambientes, de forma a amenizar e controlar fatores que podem desfavorecer o conforto, como temperatura e umidade do ar, ventilação, entre outros.

Benefícios da climatização de ambientes

A climatização de ambientes oferece benefícios, alguns deles são:

Qualidade do ar – Os aparelhos condicionadores de ar contam com filtros, que retém os microrganismos suspensos no ar prejudiciais à saúde, diminuindo os riscos de doenças respiratórias;

Maior conforto, concentração e produtividade – Com a temperatura e a umidade do ambiente equilibradas, a troca de calor se torna menor e a temperatura do corpo entra em equilíbrio com o ambiente. Assim, o calor deixa de ser um incômodo, a concentração e produtividade aumentam, evita a desidratação, reduz o estresse, entre outros.

Maior controle da temperatura e da umidade do ar – O ar condicionado retira a umidade do ar ao passo que resfria o ambiente, garantindo um maior controle da temperatura e umidade. Dessa forma, proporciona um ambiente mais confortável e menos nocivo à saúde, reduzindo a proliferação de fungos e bactérias, que ocorrem quando há o desequilíbrio desses dois fatores.

Mas como a climatização auxilia no conforto e bem estar durante a pandemia?

Com a pandemia, as pessoas estão passando muito mais tempo em casa. O home office e as aulas on-line se tornaram uma realidade do dia a dia. Visto os benefícios e as finalidades a que a climatização se propõe, ela passa a ser uma boa saída para enfrentar o verão em casa e garantir a produtividade e qualidade de vidana execução de atividades básicas, podendo auxiliar num maior rendimento em matérias escolares e/ou trabalho, além de tornar mais prazerosos os momentos em família.

Cuidados com a climatização

Para que seja possível usufruir dos benefícios da climatização de ambientes, é necessário alguns cuidados como: um dimensionamento e instalação adequada do sistema, para que este funcione corretamente, e assim, um maior controle da temperatura, umidade e qualidade do ar, reduzindo os riscos de proliferação de microrganismos danosos à saúde; e realizara manutenção e limpeza periódica dos equipamentos, para redução de microrganismos, além de contribuir para o aumento do ciclo de vida, para o bom funcionamento do aparelho, proporcionando um controle assertivo da temperatura e umidade no ambiente se alinhado ao conforto desejado.

Considerações finais

A climatização é sem dúvidas um bom recurso na promoção de conforto, produtividade e qualidade de vida, nesse verão em casa. Se deseja usufruir dos benéficos da climatização e tornar a sua quarentena mais prazerosa, a TM Jr. oferece o serviço completo de climatização, seguindo todas as normas. Dá uma olhada no nosso site e confira todos os detalhes desse serviço.

Autoria de: Franciely Teixeira

Deixe uma resposta