A importância da Análise de Viabilidade para a construção de uma máquina

A importância da Análise de Viabilidade para a construção de uma máquina

Conceito

A análise de viabilidade técnica e econômica estuda a possibilidade de um projeto acontecer antes de um início definitivo. É responsável pela tomada de decisão da continuidade ou início do projeto. Com isso, comprova-se: 

  • As possibilidades da construção;
  • O previsto valor do projeto terminado;
  • Comparação com a realidade financeira; 
  • Determinação da contratação de profissionais;
  • Mecanismos mecânicos ou de outra área do conhecimento para construção.

Tudo isso torna o projeto de construção de uma máquina mais fácil de ser executado caso prosseguido. Com um escopo de produto já definido e muito bem feito, as atividades possuem um prazo mais curto. 

Diversidade ideias e diminuição de riscos

Várias pessoas buscam empresas para um serviço de projeto mecânico por motivos diversos. Geralmente, é uma máquina: por uma necessidade pessoal a ser resolvida, uma aplicação de uma ideia nova para tornar-se patente ou um aprimoramento de processo.

Uma ideia, às vezes, é interessante, mas pode ser muito custosa na prática ou não há possibilidade mecânica de aplicação. É responsabilidade da empresa contratada e do profissional responsável, então, saber da viabilidade. Aliás, possuem estudo e experiência em materiais, construção e mecanismos para realização de sonhos.

Imaginemos uma máquina de movimento perpétuo para um exemplo de viabilidade, como uma roda a qual gira para sempre (conseguiria manter o movimento rotativo sozinha, sem precisar de um meio externo). Qualquer engenheiro ou físico sabe que é impossível na vida real: toda energia (seja mecânica, elétrica, cinética ou qualquer outra) tem um limite e dissiparia-se ao meio externo por atrito ou calor. Enfim, o movimento de rotação dessa roda pararia em algum momento.

Dessa maneira, o serviço de análise de viabilidade existe para seleção de projetos de máquina os quais valem a pena investir. Então, os melhores projetos são priorizados e os riscos de prejuízos são reduzidos.

Essa roda de madeira poderia girar para sempre, pois suas extremidades flexíveis supostamente impulsionariam um movimento horário, mas o desvio do centro de massa será a principal causa de sua parada.

Atribuição da imagem: Tiia Monto, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons

Análise de viabilidade como definição de escopos

O escopo do projeto em geral é o mapeamento de todo trabalho necessário para um resultado concluído. Descreve:

  • As restrições técnicas e financeiras;
  • Análise de dados; 
  • Recursos disponíveis; 
  • Stakeholders (financiadores, gerente e projetistas, clientes, fornecedores e quaisquer pessoas ou grupos envolvidos);
  • Restrições de para quem o projeto é destinado; 
  • Justificativa do projeto.

O escopo do projeto visa o trabalho necessário para a realização, com detalhes das atividades desempenhadas.

Apesar do nome parecido, o escopo do produto é diferente, pois está focado nas características da entrega final ao desejo do cliente ou também com alterações por parte de outros stakeholders. No caso de uma máquina, esse escopo seria sua funcionalidade, dimensões, custo limite, ambiente no qual está inserida, velocidade de operação, etc. Comparando com uma pintura em um quadro, por exemplo, o escopo do produto especificaria cores, largura, posição, imagem e outros detalhes ao interesse do comprador. Se o resultado final não estiver de acordo com os interesses dessa pessoa, não há um trabalho cumprido, pois gera insatisfação.

Todo projeto precisa desses dois escopos;  caso não, seu desenvolvimento será truncado e desorganizado. Se forem mal feitos, problemas surgirão no decorrer do processo uma vez que riscos sempre vão existir; logo, o gerente do projeto prepara-se sempre para corrigi-los. Além do mais, todo escopo determina apenas o necessário; fazer mais do que já está definido causa atraso de tempo ou até mesmo desvio das expectativas do cliente.

Enfim, a análise de viabilidade possui a função de criar um escopo de produto mais confiável.

Análise para previsões

O objetivo de uma análise de viabilidade varia muito a depender do objetivo da máquina.

Imagine um produto a ser patenteado e vendido em massa. O mercado está apto agora ou pode estar interessado futuramente para comprá-lo? Às vezes, é possível pensar em um diferencial para algo que já existe. Pode-se estudar as tendências do mercado atual; como e quais pessoas poderiam beneficiar-se com o produto. Ainda seria preciso da sua divulgação para a inserção no mercado.  O projeto tem retorno financeiro a longo prazo? Pode ter uma construção cara no começo, mas o lucro previsto é viável depois?

Em outro caso, um produto é pensado para diminuir o tempo de trabalho e agilizar um processo específico. A construção do projeto é cara demais? Na análise, considera-se ainda os custos da fabricação: usinagem e soldagem de metal, injeção de plástico, compra de elementos de máquina (parafusos e polias, por exemplo), modelagem 3D… e os profissionais contratados.

Na TM Jr., estamos dispostos a fazer muitos projetos. Gostaria de fazer algum? Existe algum problema que deseja resolver? Possui um projeto já pronto em mente, mas não sabe se dá certo? Entre em contato conosco, assim poderemos demonstrar resultados depois de dedicadas pesquisas e um desenho 3D para você ter uma ideia de como vai ficar seu projeto.

Este post tem 2 comentários

  1. Me chamo Roberto, gostei muito do seu site e conteúdo,
    e até salvei aqui nos Favoritos para ler com calma outras
    postagens depois. Quero saber se Vocês aceitam parcerias
    para troca de Backlinks para aumentar as suas visitas reais?
    Se tiver interesse em melhorar seu posicionamento e o
    número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no meu
    site tambem (TrafegoParaSite.com.br) e Cadastre-se
    Grátis.

    1. TM Jr.

      Olá, agradecemos pelo feedback! Sobre a parceria, entraremos em contato contigo por e-mail.

Deixe uma resposta